Robert Caio Ribeiro

Conjunto Geração de Adoradores!
Culto de Mocidade Ass. de Deus Parangaba (Ministério Montese)
Cultos 1ª Sábado do Mês
Rua Tomas Edison, 210 (Parangaba / Fortaleza-Ce)
Faça uma visita!

Robert Caio

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Eu faço parte da Geração que Adora! e não tem medo de defender a palavra do Senhor!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

FIM DOS TEMPOS - LUCAS 21.5-27



5. E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse: 6 Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada. 7 E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, quando serão, pois, estas coisas? E que sinal haverá quando isto estiver para acontecer?
Fala sobre a destruição do templo ocorrida em 70 d.c por Titus Flavio filho do imperador Romano Vespasiano e futuro imperador, a conquista e destruição de Jerusalém durou 3 anos e meio. Em 66 d.C. Israel se revoltou contra o opressivo procurador romano Géssio Florus. Em novembro, o governador romano da província da Síria, Cestius Gallus, tentou por um fim àquela insurreição, mas bateu em retirada prematuramente por razoes que não ficaram claras (Josefo, Wars, 2.17-22; Tácito, Histories 5.10). Alguns meses depois, Vespasiano foi “enviado para a Judéia por Nero, em meados de 67, para conter a revolta”. Em agosto de 70, os romanos violaram o muro interno de Jerusalém, transformando o templo e a cidade em um inferno. Por volta da primavera de 67 a agosto de 70 , o tempo de combate imperial formal contra Jerusalém é um período de 42 meses.
Não ficou pedra sobre pedra que não fosse derrubada, a única coisa que ficou de pé perto do Templo foi o Muro das Lamentações que era um muro enorme que não fazia parte do Templo.
8. Disse então ele: Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles. 9. E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo.
Aqui está falando direto aos discípulos para que eles não se assustassem quando virem guerras e de rumores (a destruição do templo seria uma guerra mais que não seria o fim apenas o principio). Interessante é que Jesus estava falando que eles iriam ver. Lembre-se ele estava se dirigindo aos discípulos.
10. Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; 11. E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.
Agora Ele fala de um futuro a palavra então no grego (μετά) dá um sentido de futuro, ou seja, depois. Uma guerra a nível global (nação contra nação, reino contra reino). Fomes e peste e terremotos. É como se Ele falasse algo no futuro, algo mais a frente...
12. Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome. 13. E vos acontecerá isto para testemunho.
Agora Jesus retorna ao ponto inicial ao presente, É como se dissesse ...Mais antes de tudo isso. Ou seja, antes dessas coisas futuras vós sereis entregues para morrerem em testemunho.
14. Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de responder; 15. Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. 16 E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. 17 E de todos sereis odiados por causa do meu nome. 18. Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça.
Não será em vão a morte dos discípulos. É importante lembrar que Jesus estava falando tudo isso para os discípulos.
19 Na vossa paciência possuí as vossas almas. 20. Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação.
Quando virem – (Jesus tava dizendo que eles iriam ver. E realmente viram Jerusalém cercada pelo Exercito do General Titus Flavio onde foi destruído o templo e desolado o seu povo. Israel só voltou a ser nação à pouco tempo como a ajuda da ONU. depois da destruição do templo muitos dos que não morreram foram viver na Europa, e, outras nações (Islamistas que fizeram uma mesquita onde era o templo antigo de Israel) habitaram por séculos em Jerusalém
21. Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que estiverem no meio da cidade, saiam; e os que nos campos não entrem nela. 22. Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas. 23. Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias! porque haverá grande aperto na terra, e ira sobre este povo. 24. E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.
Aqui é uma amostra de como foi à invasão em Israel. A nação inteira pagou até as grávidas as crianças. O povo não podia fugir da cidade por conta dela está cercada por muros. Quando os Romanos entraram mataram todos aqueles que eles puderam. Se a guerra perdurasse por mais tempo não se salvaria ninguém. Mais por causa dos cristãos da época foi predito que os gentios pisariam na cidade até o tempo necessário para punir Israel conforme a ira de Deus.
Lucas 21.24: “Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos deles se cumpram”.
Apocalipse 11.2: “Exclua, porém, o pátio exterior: não o meça, pois ele foi dado aos gentios. Eles pisarão a cidade santa durante quarenta e dois meses”.
O mais interessante é que Jesus estava avisando que quando eles (discípulos e seguidores) quando vissem a cidade cercada pelo exercito, que eles fugissem ou que não entrassem na cidade os que estivessem de fora, os que estivessem dentro da cidade não ficassem no meio da cidade, pois no meio da cidade de Jerusalém haveria a maior destruição, pois seria caminho por onde passava o exercito romano rumo a destruição do templo e da cidade.
25 E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. 26 Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. 27 E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.
Aqui ele já fala do Final do Mundo e de sua vinda. É bom lembrar que quando foi traduzida para o Português o autor quis trazer o melhor sentido para as palavras quando se diz: Em Mateus 24.29... E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá... (e Logo ou depois daqueles dias) traz um sentido no Português para algo breve depois dos acontecimentos dito antes no versículo anterior, porem no original escrito (grego) a palavra usada é ύστερα que quer dizer depois, ou futuro, ou após. Não especifica o futuro se breve ou se um futuro distante.
Em Marcos 13.24 diz: Ora, naqueles dias, depois daquela aflição... (depois daqueles dias) ou seja tava falando de um futuro. O Fim só vira quando Jesus voltar. Os acontecimentos aqui escritos que o sol escureceria e a lua não daria o seu brilho, aqui fala do que vai acontecer na vinda do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÚLTIMO FOLHETO!!!

Todos os domingos de manhã,

depois do Grupo de Oração na Igreja,

o coordenador do grupo e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos falando do Amor de Deus sobre nós.

Numa tarde de domingo,quando chegou à hora do pai e seu filho saírem pelas ruas com os folhetos,

fazia muito frio lá fora e também chovia muito.


O menino se agasalhou e disse:
-'Ok, papai, estou pronto. '

E seu pai perguntou:
-'Pronto para quê?'

-'Pai, está na hora de juntarmos os nossos folhetos e sairmos.

Seu pai respondeu:
-'Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito. '

O menino olhou para o pai surpreso e perguntou:
-'Mas, pai, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva?'

Seu pai respondeu:
-'Filho, eu não vou sair nesse frio. '

Triste, o menino perguntou:
-'Pai, eu posso ir? !'

O pai hesitou por um momento e disse:
-'Pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado. '

Então ele saiu no meio daquela chuva..

Este menino de onze anos caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos a todos que via.
Depois de caminhar por horas na chuva,

estava todo molhado, mas faltava um último folheto.

Ele parou na esquina e procurou por alguém para

entregar o folheto, mas as ruas estavam desertas.

Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha.

Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu.

Ele tocou de novo, mais uma vez, mas ninguém abriu a porta.


Finalmente, o menino se virou para ir embora, mas algo o deteve. Mais uma vez,ele tocou a campainha e bateu na porta bem forte..

Ele esperou, alguma coisa o fazia ficar ali na varanda e finalmente a porta se abriu bem devagar.

Uma senhora idosa com um olhar triste. Ela perguntou :

-'O que você deseja, meu filho?'

Com um sorriso que iluminou o mundo dela, O menino disse:
-'Senhora, me perdoe se eu estou perturbando,

mas eu só gostaria de dizer que JESUS A AMA MUITO

e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto

que lhe dirá tudo sobre JESUS

e seu grande AMOR. '

Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora.

Ela o chamou e disse:
-'Obrigada, meu filho!!! E que Deus te abençoe!!!'

Bem, no domingo seguinte, na Igreja,

o Coordenador do Grupo de Oração, após a sua pregação perguntou:

- 'Alguém tem um testemunho ou algo a dizer?'

Lentamente, na última fila da Igreja, uma senhora idosa se pôs de pé.. E começou a falar.

- 'Ninguém me conhece neste Grupo, eu nunca estive aqui.

Até o domingo passado eu não era cristã.

Meu marido faleceu a algum tempo e eu fiquei sozinha neste mundo.

No domingo passado, um dia frio e chuvoso,

eu tinha decidido no meu coração que chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver.

Então eu peguei uma corda e uma cadeira

e subi para o sótão da minha casa,

amarrei a corda numa madeira do telhado,

subi na cadeira e coloquei a corda em volta do meu pescoço.

De pé naquela cadeira, só (e de coração) estava pronta pra saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou.

Eu pensei, quem será?:

-'Vou esperar um minuto e quem quer que seja irá embora. '

Eu esperei, mas a campainha era insistente;

depois a pessoa a bater forte. E pensei:

- Quem pode ser?

Ninguém toca a campainha da minha casa há tempos,

ainda mais num dia desses.'

Afrouxei a corda do meu pescoço e fui à porta ver quem era,
enquanto a campainha soava cada vez mais alta.

Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar,

pois na minha varanda estava o menino mais radiante que já vi em minha vida.O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês!

As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que estava morto há muito SALTASSE PARA A VIDA quando ele disse:

-'Senhora, eu só vim aqui para dizer QUE JESUS A AMA MUITO. '

Então ele me entregou este folheto que eu tenho em minhas mãos.

Conforme aquele menino desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a porta e li cada palavra deste folheto.

Então eu subi para o sótão, peguei minha corda e a cadeira.

Eu não iria precisar mais delas. Vocês vêem - eu agora estou aqui!

Já que o endereço do seu Grupo de Oração estava no verso deste folheto,vim aqui pessoalmente para dizer OBRIGADO a este menino de Deus que no momento certo livrou a minha alma. '

Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos no Grupo de Oração.

O coordenador do Grupo, foi em direção a primeira fila onde
o 'seu' menino estava sentado. Tomou seu filho nos braços e
chorou.

Provavelmente nenhum Grupo de Oração

teve um momento tão grande como este

e provavelmente este universo nunca viu um pai tão transbordante de amor e honra por causa do seu filho...

Exceto um.

Este Pai também permitiu que o Seu Filho viesse

a um mundo frio e tenebroso.

Ele recebeu o Seu Filho de volta com gozo indescritível,

o Pai assentou o Seu Filho num trono acima de todo principado e lhe deu um nome que é acima de todo nome.

Não deixe que esta mensagem se perca, passe-a adiante.

Lembre-se:

Ela pode fazer a diferença na vida de alguém próximo a você.

Jesus ama a todos nós .